Uma feita os quatro iam seguindo por um caminho no mato e estavam penando muito de sede, longe dos igapós e das lagoas. Não tinha nem mesmo umbu no bairro e Vei, a Sol, esfiapando por entre a folhagem guascava sem parada
o lombo dos andarengos. Suavam como numa pagelança em que todos tivessem besuntado o corpo com azeite de piquiá, marchavam. De repente Macunaíma parou riscando a noite do silêncio com um gesto imenso de alerta. Os outros estacaram. Não se escutava nada porém Macunaíma sussurrou:
— Tem coisa.
Deixaram a linda Iriqui se enfeitando sentada nas raízes duma samaúma e avançaram cautelosos. Já Vei estava farta de tanto guascar o lombo dos três manos quando légua e meia adiante Macunaíma escoteiro topou com uma cunha dormindo. Era Ci, Mãe do Mala Logo viu pelo peito destro seco dela, que a moça fazia parte dessa tribo de mulheres sozinhas parando lá nas praias da lagoa Espelho da Lua, coada pela Nhamundá. A cunha era linda com o corpo chupado pelos vícios, colorido com genipapo.
O herói se atirou por cima dela pra brincar. Ci não queria. Fez lança de flecha tridente enquanto Macunaímapuxava da pageú. Foi um pega tremendo e por debaixo da copada reboavam os berros dos briguentos diminuindo de medo os corpos dos passarinhos. O herói apanhava. Recebera já um murro de fazer sangue no nariz e um lapo fundo de txara no rabo. A icamiaba não tinha nem um arranhãozinho e cada gesto que fazia era mais sangue no corpo do herói soltando
berros formidandos que diminuíam de medo os corpos dos passarinhos. Afinal se vendo nas amarelas porque não podia mesmo com a icamiaba, o herói deitou fugindo chamando pelos manos:
— Me acudam que sinão eu mato! me acudam que sinão eu mato!
Os manos vieram e agarraram Ci. Maanape trançou os braços dela por detrás enquanto Jiguê com a murucu lhe dava uma porrada no coco. E a icamiaba caiu sem auxílio nas samambaias da serrapilheira. Quando ficou bem imóvel, Macunaíma se aproximou e brincou com a Mãe do Mato. Vieram então muitas jandaias, muitas araras vermelhas
tuins coricas periquitos, muitos papagaios saudar Macunaíma, o novo Imperador do Mato-Virgem.
E os três manos seguiram com a companheira nova. Atravessaram a cidade das Flores evitaram o rio das Amarguras passando por debaixo do salto da Felicidade, tomaram a estrada dos Prazeres e chegaram no capão de Meu Bem que fica nos cerros da Venezuela. Foi de lá que Macunaíma imperou sobre os matos misteriosos, enquanto Ci comandava nos assaltos as mulheres empunhando txaras de três pontas.
O herói vivia sossegado. Passava os dias marupiara na rede matando formigas taiocas, chupitando golinhos estalados de pajuari e quando agarrava cantando companhado pelos sons gotejantes do cotcho, os matos reboavam com doçura adormecendo as cobras os carrapatos os mosquitos as formigas e os deuses ruins.
De noite Ci chegava recendendo resina de pau, sangrando das brigas e trepava na rede que ela mesmo tecera com fios de cabelo. Os dois brincavam e depois ficavam rindo um pro outro. Ficavam rindo longo tempo, bem juntos. Ci aromava tanto que Macunaíma tinha tonteiras de moleza.
— Puxa como você cheira, benzinho!
que ele murmurava gozado. E escancarava as narinas mais. Vinha uma tonteira tão macota que o sono principiava pingando das pálpebras dele. Porém a Mãe do Mato inda não estava satisfeita não e com um jeito de rede que enlaçava os dois convidava o companheiro para mais brinquedo. Morto de soneira, infernizado, Macunaíma brincava para não desmentir a fama só porém quando Ci queria rir com ele de satisfação:
— Ai! que preguiça!...
que o herói suspirava enfarado. E dando as costas para ela adormecia bem. Mas Ci queria brincar inda mais... Convidava convidava... O herói ferrado no sono. Então a Mãe do Mato pegava na txara e cotucava o companheiro. Macunaíma se acordava dando grandes gargalhadas estorcegando de cócegas.
— Faz isso não, oferecida!
— Faço!
— Deixa a gente dormir, meu bem...
— Vamos brincar.
— Ai! que preguiça!... E brincavam mais outra vez Porém nos dias de muito pajuari bebido, Ci encontra o Imperador do Mato-Virgem largado por aí num
porre mãe. Iam brincar e o herói esquecia no meio.
— Então, herói!
— Então o quê!
— Você não continua?
— Continua o quê!
— Pois, meus pecados, a gente está brincando e vai você pára no meio!
— Ai! que preguiça... Macunaíma mal esboçava de tão chumbado. E procurando um macio nos cabelos da companheira adormecia feliz. Então pra animá-lo, Ci empregava o estratagema sublime. Buscava no mato a folhagem de fogo da urtiga e
sapecava com ela uma coça coçadeira no chuí do herói e na nalachítchi dela. Isso Macunaíma ficava que ficava um lião querendo. Ci também. E os dois brincavam que mais brincavam num deboche de ardor prodigioso.
Mas era nas noites de insônia que o gozo inventava mais. Quando todas as estrelas incendiadas derramavam sobre a Terra um óleo calorento que ninguém não suportava de tão quente, corria pelo mato uma presença de incêndio. Nem a passarinhada agüentava no ninho. Mexia inquieta o pescoço, voava pro galho em frente e no milagre mais enorme deste mundo inventava de sopetão uma alvorada preta, cantacantando que não tinha fim. A bulha era tremenda o cheiro pode- roso e o calor inda mais.
Macunaíma dava um safanão na rede atirando Ci longe. Ela acordava feito fúria e crescia pra cima dele.
Brincavam assim. E agora despertados inteiramente pelo gozo inventavam artes novas de brincar. Nem bem seis
meses passaram e a Mãe do Mato pariu um filho encarnado. Isso, vieram famosas mulatas da Bahia, do Recife, do
Rio Grande do Norte e da Paraíba, e deram pra Mãe do Mato um laçarote rubro cor de mal, porque agora ela era
mestra do cordão encarnado em todos os Pastoris de Natal. Depois foram-se embora com prazer e
alegria, bailando que mais bailando, seguidas de futebóleres águias pequenos xodós seresteiros, toda essa rapaziada dorê. Macunaíma ficou de repouso o mês de preceito porém se recusou a jejuar. O pecurrucho tinha cabeça chata e Macunaíma inda a achatava mais batendo nela todos os dias e falando pro guri:
— Meu filho, cresce depressa pra você ir pra São Paulo ganhar muito dinheiro.
Todas as icamiabas queriam bem o menino encarnado e no primeiro banho dele puseram todas as jóias da tribo pra que o pequeno fosse rico sempre. Mandaram buscar na Bolívia uma tesoura e enfiaram ela aberta debaixo do cabeceiro porque sinão Tutu Marambá vinha, chupava o umbigo do piá e o dedão do pé de Ci. Tutu Marambá veio, topou com a tesoura e se enganou: chupou o olho dela e foi-se embora satisfeito. Todos agora só matutavam no pecurrucho. Mandaram buscar pra ele em São Paulo os famosos sapatinhos de lã tricotados por dona Ana Francisca de Almeida Leite Morais e em Pernambuco as rendas Rosa dos Alpes, Flor de Guabiroba e Por ti padeço tecidas pelas mãos de dona Joaquina Leitão mais conhecida pelo nome de Quinquina Cacunda. Filtravam o milhor tamarindo das irmãs Louro Vieira, de Óbidos, pro menino engolir no refresco o remedinho pra lombriga. Vida feliz, era bom!... Mas uma feita jucurutu pousou na maloca do imperador e soltou o regougo agourento. Macunaíma tremeu assustado espantou os mosquitos e caiu no pajuari por demais pra ver si espantava o medo também. Bebeu e dormiu noite inteira. Então chegou a Cobra Preta e tanto que chupou o único peito vivo de Ci que não deixou nem o apojo. E como Jiguê não conseguira moçar nenhuma das icamiabas o curumim sem ama chupou o peito da mãe no outro dia, chupou mais, deu um suspiro envenenado e morreu.
Botaram o anjinho numa igaçaba esculpida com forma de jaboti e prós boitatás não comerem os olhos do morto o enterraram mesmo no centro da taba com muitos cantos muita dança e muito pajuari.
Terminada a função a companheira de Macunaíma toda enfeitada ainda, tirou do colar uma muiraquitã famosa,deu-a pro companheiro e subiu pro céu por um cipó. É lá que Ci vive agora nos trinques passeando, liberta das formigas, toda enfeitada ainda, toda enfeitada de luz, virada numa estrela. É a Beta do Centauro.
No outro dia quando Macunaíma foi visitar o túmulo do filho viu que nascera do corpo uma plantinha. Trataram dela com muito cuidado e foi o guaraná. Com as frutinhas piladas dessa planta é que a gente cura muita doença e se refresca durante os calorões de Vei, a Sol.
Conteúdo completo disponível em:
Links:
Billboard Hot 100 - Letras de Músicas | Song Lyrics - Songtext - Testo Canzone - Paroles Musique - 歌曲歌词 - 歌詞 - كلمات الاغنية - песни Текст
Educação Infantil - Vídeos, Jogos e Atividades Educativas para crianças de 4 à 11 anos
Biomas Brasileiros
Prédio mais alto do Brasil
Norte Catarinense (Mesorregião)
Ribeirão Preto (Mesorregião)
Norte Central (Mesorregião)
A população atual do estado de Mato Grosso do Sul
Rio de Janeiro - Representação e Localização
Em busca da água que sustenta a vida
Arquitetura e estética no Brasil
Império Bizantino - História em 1 Minuto
Dom Casmurro - Machado de Assis
Quincas Borba - Machado de Assis
Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
O Diário de Anne Frank
Macunaíma - Mário de Andrade
O Triste Fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto
Mein Kampf - Adolf Hitler
Salmos - Capítulo 43 - Bíblia Online
Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome
Poesia - Machado de Assis
Crônicas - Machado de Assis
Teatro - Machado de Assis
Crítica - Machado de Assis
TOP 10: Poesia - Poemas em Português, Espanhol, francês e inglês
Velhas Árvores - Olavo Bilac
Marabá - Gonçalves Dias
Los Naranjos
Lorsque l'enfant paraît - Victor Hugo
Fim - Mário de Sá-Carneiro
Sonnet 18 - William Shakespeare
Vos Que, Dolhos Suaves e Serenos
Sonho Branco - Broquéis - João da Cruz e Sousa
Bandido negro - Os Escravos - Castro Alves
As cismas do destino - Augusto dos Anjos - Eu e Outras Poesia
TOP 50: PDF para Download - Domínio Público
Livros em PDF para Download
O Mito de Sísifo - Albert Camus
Aos Vinte Anos - Aluísio Azevedo
The Diary of a Young Girl - The Definitive Edition - Anne Frank
Mein Kampf - Adolf Hitler - Download PDF Livro Online
Leonor de Mendonça - Antônio Gonçalves Dias
Uma Estação no Inferno - Arthur Rimbaud
Abel e Helena- Artur Azevedo
Outras Poesias - Augusto dos Anjos
Amor De Perdição - Camilo Castelo Branco
A cachoeira de Paulo Afonso - Castro Alves
As Flores do Mal - Charles Baudelaire
David Copperfield - Charles Dickens
Faróis - Cruz e Sousa
Hell or The Inferno from The divine comedy - Dante Alighieri
A Ilustre Casa de Ramires - Eça de Queiros - PDF
Contos Extraordinários - Edgar Allan Poe
Canudos e outros temas - Euclides da Cunha - PDF
Medeia ελληνικά - Eurípides
Livro Do Desassossego - Fernando Pessoa - Livros em PDF para Download
Gente Pobre - Fiódor Mikhailovitch Dostoiévsk - Fedor Dostoievski
O Último Magnata - Francis Scott Fitzgerald
The Metamorphosis - Franz Kafka - PDF
Madame Bovary - Gustave Flaubert - PDF
Moby Dick - Herman Melville
Teogonía - Hesíodo
Odisséia - Homero - Download
Ulisses - James Joyce
Emma - Jane Austen - Download PDF Livro Online
Fausto - Johann Wolfgang von Goethe
Viagens de Gulliver - Jonathan Swift
Alfarrábios: o Ermitão da Glória - José de Alencar
O Coração das Trevas - Joseph Conrad
A mulher de Anacleto - Lima Barreto - Livros em PDF para Download
Anna Karenina - Leon Tolstói - Download
Os Lusíadas - Luís Vaz de Camões - Download
Machado de Assis
A Cartomante - Machado de Assis - PDF Download Livro Online
Les Essais - Michel de Montaigne - PDF
Marcel Proust - Download PDF Livro Online
Amar verbo intransitivo - Mário de Andrade - PDF Download Livro Online
Don Quixote - Miguel de Cervantes Saavedra
Alma inquieta - Olavo Bilac - PDF Download Livro Online
Metamorfoses II - Públio Ovídio Naso
As jóias da Coroa - Raul Pompeia - PDF Download Livro Online
Antigonas - Sófocles
A Montanha Mágica - Thomas Mann
Eeldrop and Appleplex - T. S. Eliot - Thomas Stearns Eliot
Marília De Dirceu - Tomás Antônio Gonzaga - PDF Download Livro Online
O Corcunda de Notre-Dame - Victor Hugo - PDF Download Livro Online
Eneida - Virgilio
O Quarto de Jacob - Virginia Woolf - PDF
A Tempestade - William-Shakespeare - Livros em PDF para Download
O Som e a Fúria - William Faulkner
Bíblia Sagrada - João Ferreira de Almeida - Bíblia
Bíblia Sagrada - Católica
O Vermelho e o Negro - Stendhal - Henri-Marie Beyle
O Homem Sem Qualidades - Robert Musil
TOP 20: Billboard - Letras de Músicas - Song Lyrics - Songtext
Say You Won't Let Go - James Arthur - Letras de Música
What They Want - Russ - Song Lyrics
Greenlight - Pitbull Featuring Flo Rida & LunchMoney Lewis - Letras de Música
No Heart - 21 Savage & Metro Boomin - Letras de Música
Shout Out To My Ex - Little Mix - Song Lyrics
A-YO - Lady Gaga - Songtext
Sneakin' - Drake Featuring 21 Savage - Letras de Música
Hallelujah - Pentatonix - Letras de Música
Fake Love - Drake - Song Lyrics
Closer - The Chainsmokers ft. Halsey - Letras de Música
Chill Bill - Rob $tone ft. J. Davi$ & Spooks - Song Lyrics
Do You Mind - DJ Khaled ft. Nicki Minaj, Chris Brown & August Alsina - Letras de Música
How I'll Always Be - Tim McGraw - Song Lyrics
My Shit - A Boogie Wit da Hoodie - Letras de Música
80s Mercedes - Maren Morris - Song Lyrics
Bad Things - Machine Gun Kelly x Camila Cabello - Letras de Música
Dirty Laundry - Carrie Underwood - Song Lyrics
Ain't My Fault - Zara Larsson - Letras de Música
Juju On That Beat (TZ Anthem) - Zay Hilfigerrr & Zayion McCall - Letras de Música
Starboy - The Weeknd feat Daft Punk - Song Lyrics
Audiobook, Educação Infantil, Ensino Fundamental
Jogos para Crianças - Atividades Educativas Ensino Fundamental
Jogos para Crianças - Atividades Educativas Ensino Fundamental
Jogos para Crianças - Atividades Educativas Ensino Fundamental
Jogos para Crianças - Atividades Educativas Ensino Fundamental
Jogos para Crianças - Atividades Educativas Ensino Fundamental
Jogos para Crianças - Atividades Educativas Ensino Fundamental
Jogos para Crianças - Atividades Educativas Ensino Fundamental
Jogos para Crianças - Atividades Educativas Ensino Fundamental
Jogos para Crianças - Atividades Educativas Ensino Fundamental
Jogos para Crianças - Atividades Educativas Ensino Fundamental
Atividades Educativas Ensino Fundamental - Aprendendo sobre o Dinheiro
Progress 4GL - DDK-GUI - Datasul
Your Attidute Against SAP Business All-In-One Projects
Lima Barreto - Quase ela deu o sim, mas...
Esaú e Jacó - Machado de Assis
Diva - José de Alencar
A Dívida - Artur de Azevedo
Luís Soares - Contos Fluminenses e Histórias da Meia-Noite - 01 - Machado de Assis
Singularidades de uma rapariga loura, parte 2 - Contos de Eça de Queirós
Um Club da Má Língua - Fiódor Dostoiévski
Casa Velha - Machado de Assis
Amor de Perdição - Camilo Castelo Branco
À Margem da História - Euclides da Cunha
A Tempestade; Morte de Iracema; O Pampa - Eugênio Werneck - Antologia Brasileira
Os Sertões - Euclides da Cunha
Contos para Velhos - Olavo Bilac
Contos Lima Barreto
Pride and Prejudice - Jane Austen
TOP 50: BLOG by Sanderlei Silveira
Biomas brasileiros - Santa Catarina SC - Conheça seu Estado (História e Geografia)
As festas populares no estado de São Paulo - SP
Os imigrantes no século XIX e XX no estado do Paraná - PR
Pantanal – Patrimônio Natural da Humanidade - MS
Os símbolos do estado do Rio de Janeiro - RJ
Prédios mais altos do Mundo e do Brasil (Atualizado até 11/2016)
Idade das Religiões - História em 1 Minuto
The Horrors of War - Janet Hamilton
Los Naranjos - Ignacio Manuel Altamirano
How Do I Love Thee? - Sonnet 43 - Elizabeth Barrett Browning
Chill Bill - Rob $tone ft. J. Davi$ & Spooks - Letra Música
Tendências de mercado - Economia em 1 Minuto
Ismalia - Alphonsus de Guimaraens
POVO E RAÇA - Mein Kampf (Minha luta) - Adolf Hitler
Capítulo XII - TEQUETEQUE, CHUPINZÃO E A INJUSTIÇA DOS HOMENS - Macunaíma - Mário de Andrade
O navio negreiro - Os Escravos - Castro Alves
Antífona - Broquéis - João da Cruz e Sousa
Euclides da Cunha - Os Sertões (Áudio Livro)
A aia - Contos de Eça de Queirós
Diva - José de Alencar - Audiobook
Amor é fogo que arde sem se ver - Sonetos - Poemas de Amor - Luís Vaz de Camões
Versos íntimos - Augusto dos Anjos - Eu e Outras Poesias
Curso de Espanhol Online - Grátis e Completo
Curso de Inglês Online - Grátis e Completo
O Diário de Anne Frank
Casa Velha – Machado de Assis - Livros em PDF para Download (Domínio Público)
Introduction to Design Thinking with SAP - SAP - Course Free Online
Totvs - Datasul - Treinamento Online (Gratuito)
Mitología Griega - Historia en 1 Minuto
Religion - Ancient History - History in 1 Minute
Salmos 22 - Bíblia Online
Olavo Bilac - Contos para Velhos - Áudio Livro
A Doença do Fabrício - Contos - Artur de Azevedo
Contos - Lima Barreto - Áudio Livro - Audiobook
Jane Austen - Pride and Prejudice - AudioBook
Material de apoio para Pais e Professores - Educação Infantil - Nível 1 (crianças entre 4 a 6 anos)
Sala de Aula - Educação Infantil - Nível 2 (crianças entre 5 a 7 anos)
Brincadeira - Educação Infantil - Nível 3 (crianças entre 6 a 8 anos)
Idioma Português - Educação Infantil - Nível 4 (crianças entre 7 a 9 anos)
Rio São Francisco - Educação Infantil - Nível 5 (crianças entre 8 a 10 anos)
Livros - Educação Infantil - Nível 6 (crianças entre 9 a 11 anos)
MISS DOLLAR - Machado de Assis
Quincas Borba - Machado de Assis
Crisálidas - Poesia - Machado de Assis
TU SERÁS FELIZ, BENTINHO - Dom Casmurro
O ALIENISTA - Papéis Avulsos
EMBARGOS DE TERCEIRO - A Mão e a Luva
Tu, só tu, puro amor - Teatro - Machado de Assis
Cartas Fluminenses - Crônica - Machado de Assis
Helena - Machado de Assis
JOGO PERIGOSO - Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
MELHOR DE DESCER QUE DE SUBIR - Esaú e Jacó - Machado de Assis
Nenhum comentário:
Postar um comentário